Turistas podem presenciar restauração de museu em Tiradentes (MG)

Técnicos especialistas trabalham no 'resgate' patrimonial
Técnicos especialistas trabalham no 'resgate' patrimonial. Foto: Alberto Lopes/FRMFA.

Turistas e moradores da cidade mineira de Tiradentes, que visitam o Museu Casa Padre Toledo, podem ver de perto o processo de restauração de pinturas decorativas do período colonial que estavam por baixo de camadas de tinta das paredes de uma das salas do casarão, construído no século 18.

O trabalho começou em janeiro e, neste momento, está na terceira e penúltima etapa. A conclusão está prevista para novembro deste ano.

Antes de se tornar museu, na década de 1950, o edifício foi sede da Prefeitura, foi escola, teatro e até cinema. A restauração é comandada pela Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade. A presidente da instituição, Verona Segantini, fala sobre a importância histórica do prédio, para Minas Gerais e para o país.

Uma das etapas da restauração é recuperar pinturas originais que estavam escondidas debaixo de até 13 camadas de tinta. O coordenador desse trabalho, André Andrade, fala sobre os desafios de lidar com uma obra antiga como essa. 

O museu Casa Padre Toledo está aberto para a visitação, de terça a sexta-feira e domingos, das 9 da manhã às 5 da tarde. Nos sábados, ele fica aberto das 10 às 19.

(Por Leandro Martins – EBC)

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Relacionados