Em agosto deste ano, a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) foi oficialmente autorizada pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação para atuar como fundação de apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ),  que a possibilita  gerir e apoiar  os projetos culturais dessa instituição. 

A autorização representa um passo significativo no fortalecimento das atividades culturais e educacionais da UFSJ. Assim, a FRMFA assume, com o compromisso e a competência que as define, um importante papel na promoção da cultura no âmbito da Universidade. 

Essa parceria proporciona, também, inúmeros benefícios para a cidade, ultrapassando a comunidade acadêmica através de projetos de extensão, exposições, oficinas e demais atividades da área. Vale lembrar que a atuação da FRMFA caminha no sentido de ampliar os acessos à cultura e o faz por meio de uma gestão que, entre outras atividades, busca ampliar a participação dos projetos da universidade aos editais específicos de fomento à cultura, oferecendo suporte técnico e acompanhamento às múltiplas iniciativas.

Para Verona Segantini, Presidenta da FRMFA, este é mais um passo da instituição no sentido de promover e disseminar a cultura, a memória,a preservação e a valorização dos espaços, tanto físicos quanto simbólicos da região do Campo das Vertentes. . “Nós, da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade agradecemos àqueles que tornaram possível esta colaboração. Estamos confiantes de que esta parceria  entre a FRMFA e a UFSJ promoverá a excelência na realização de projetos culturais, contribuindo assim para o reconhecimento das universidades como instituição comprometida com a democracia cultural”, finaliza.

O papel da Fundação 

Após o reconhecimento como fundação de apoio ser aprovado, a FRMFA passa a atuar na gestão administrativa-financeira de iniciativas voltadas para as áreas de cultura da UFSJ. Além disso, a Fundação atua em parceria com a universidade no sentido de oferecer soluções para viabilizar a execução dos projetos, seja por meio de participação em editais,, parcerias com instituições públicas e privadas,  além de oferecer à  universidade  assessoria aos  projetos, à gestão do espaço culturais, realização de cursos  e eventos, entre outras iniciativas. 

Estamos à disposição dos docentes, servidores técnicos administrativos, discentes, grupos de pesquisa, grupos culturais, cursos de graduação e pós-graduação, dos projetos de extensão e todos aqueles fazedores da cultura na UFSJ! 

#Cultura é o que nos une

Todas as imagens foram feitas no 34º Inverno Cultural de São João del Rei, que contará com a gestão da FRMFA. A imagem que abre o texto é de autoria de Dávila Martins.