Museu Casa Padre Toledo é palco de documentário sobre restauração de pinturas decorativas barrocas raras

O Museu Casa Padre Toledo, um dos espaços culturais administrados pela FRMFA em parceria com a pró-reitoria de Cultura da UFMG, é cenário e personagem do documentário Paredes do Torreão. Produzido pela equipe do Campus Cultural UFMG em Tiradentes (MG) e lançado em ambiente online no Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17/08), a produção traz o registro do processo de restauração de uma de suas paredes.

Coberta por diversas camadas de tinta, chegando a treze na região do barrado, a pintura original é uma rara referência de ornamentação em edificações civis do período colonial. Originalmente construída para ser a casa do inconfidente Padre Carlos Correia de Toledo e Melo, esse importante exemplar da arquitetura da época foi palco de eventos ligados à Inconfidência Mineira e, no decorrer do tempo, já abrigou a sede de uma prefeitura, teatro, cinema e escola.

Por toda a sua importância e representatividade para a população, o imaginário sobre o espaço é bastante presente e vivo entre os moradores. Por isso, Verona Sengatini, presidente da FRMFA, compreende que “retomar essas pinturas, revelá-las, é fundamental para que o patrimônio da cidade seja revelado, seja valorizado, que a cidade se sinta pertencente, crie laços com essa casa, com o Museu.  Enfim, esse processo, que só está iniciando, promete muitos desdobramentos em relação à valorização do patrimônio material e imaterial da cidade”, afirma.

Crédito imagens: documentário Paredes do Torreão.

Fernando Mencarelli, pró-reitor de Cultura da UFMG, compreende a importância desse trabalho de restauro específico. “Tudo indica que esse é o único exemplar de pinturas parietais, que permaneceram no contexto dos bens edificados tombados da cidade de Tiradentes, sendo uma contribuição valiosíssima da universidade, por meio do seu Campus Cultural e da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, para a recuperação dessa memória artística e arquitetônica do período barroco. O que vem a público concilia a missão, a tarefa da universidade, que é a de fazer pesquisa, fazer formação através dos seus projetos de intervenção, no caso aqui, sobre a especialidade da conservação, da restauração e da história da arte”.

O processo de restauração documentado em Paredes do Torreão durou cerca de um ano e contou com a coordenação técnica do conservador restaurador da UFMG, André Andrade, e com uma equipe composta por onze profissionais, entre restauradores, pesquisadores e técnicos. Durante esse período, o Museu abriu suas portas com horário de funcionamento ampliado após o período de isolamento social para que todo e qualquer interessado pudesse acompanhar o trabalho. Em um ateliê aberto, o público pôde compreender cada etapa que compõe o processo restaurativo e de conservação, que envolveu a remoção das camadas de repintura, nivelamento e preenchimento de lacunas, trincas e pontos com perda de reboco para, em seguida, realizar a reintegração cromática e a apresentação estética das ornamentações.

Verona Sengatini conclui que “esse processo de restauração repercute naquilo que desejamos para a construção de uma vocação para essa instituição.  Sem dúvida, o Museu Casa Padre Toledo é um lugar de referência para a história da Inconfidência Mineira, para os processos sociais do século XVIII e XIX e para a paisagem arquitetônica.  A partir daqui e a partir, principalmente, dessa sala cujas camadas revelam justamente a temporalidade, a historicidade, podemos fortalecer essa ideia da vocação do Museu como centro de interpretação da história em Minas Gerais” finaliza.

O Documentário

Realizado pela equipe do Campus Cultural UFMG – Tiradentes, Paredes do Torreão – Restauração dos elementos artísticos integrados do Museu Casa Padre Toledo, foi filmado durante o processo de restauração das pinturas decorativas escondidas nas paredes de uma das salas do Museu. Traz entrevistas que revelam detalhes sobre todo o processo, que durou cerca de um ano. Publicado no dia 17 de agosto de 2023, Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o documentário tem a participação de André Andrade, conservador restaurador e coordenador técnico do trabalho de restauração, Verona Segantini, coordenadora do projeto e presidente da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e Fernando Mencarelli, pró-reitor de Cultura da UFMG.

Ficha técnica:
Paredes do Torreão, documentário, 2023, 15 min.
Roteiro, Direção, Captação e Edição de vídeo: João Pedro Eugênio de Paiva e Ju Castello Branco Fiume Pires
Entrevistados: André Andrade, Fernando Mencarelli e Verona Segantini
Trilha sonora: Classical Baroque Reflective
Gravações: Janeiro 2023 – Tiradentes/MG

O Museu

A antiga Casa do Padre Toledo foi transformada, em 1971, em um museu vinculado à Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA), atualmente fundação de apoio à Cultura da UFMG. Em razão de sua representatividade arquitetônica, histórica e artística, o casarão foi tombado individualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1952. Ele possui um rico conjunto de forros pintados, seu principal destaque. Sua principal missão é a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural referenciado em suas singularidades arquitetônicas, geradas por diferentes técnicas construtivas tradicionais, como pau-a-pique, adobe e moledo, e seus elementos artísticos integrados, além de ter sido um dos palcos de um dos principais momentos da história de Minas Gerais no século XVIII. O museu recebe cerca de 30 mil visitantes por ano. O prédio fica na Rua Padre Toledo, 190, em Tiradentes.

(Com informações e imagens do documentário Paredes do Torreão).

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Relacionados