Fundação de Cultura da UFMG celebra um ano de apoio ao Ars Nova-Coral da UFMG

Coordenado pelo professor Lincoln Andrade, diretor artístico e regente do Ars Nova – Coral da UFMG, o projeto visa ampliar a oferta de apresentações presenciais para o maior número de pessoas, contribuindo para a formação de novos públicos e para a disseminação do conhecimento sobre a música coral. Para tanto, a Fundação atua juntamente com o Ars Nova no sentido de viabilizar uma série de apresentações presenciais do Coral da UFMG, que acontecem desde outubro de 2022 até dezembro de 2025. 

Nesse período, estão previstas apresentações regulares na capital mineira, além de turnê  pelo interior do estado, que inclui em sua programação, a passagem por Conservatórios Estaduais de Música (CEM) e por universidades que mantêm corais como parte de suas atividades artísticas regulares. Para Verona Segantini, presidenta da FRMFA, “é muito simbólico que a Rodrigo Mello Franco de Andrade tenha iniciado sua efetiva atuação como fundação de apoio a partir da construção dessa parceria com a Escola de Música por meio do Ars Nova-Coral da UFMG, uma das iniciativas mais longevas e potentes da área da cultura da universidade, comprometida com a formação e o acesso à arte. Desejamos que essa parceria seja promissora com muitos desdobramentos que repercutam na democratização da cultura”. 

Além da extensa agenda, duas datas importantes serão celebradas e compartilhadas com o público. Uma delas é o aniversário de 65 anos do Ars Nova, em 2024. No ano seguinte, é a vez de celebrar o centenário da fundação da Escola de Música da UFMG. Além disso, estão previstos os Banquetes de Vozes do Natal, concertos aguardados pelo público desde sua primeira edição, em dezembro de 2017. Em 2025, o projeto expandirá suas fronteiras, realizando turnês pelas capitais do Brasil. 

Com o projeto, a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e o Ars Nova – Coral da UFMG reforçam o seu compromisso com a música coral e a cultura, trazendo alegria e celebração para a comunidade acadêmica e para a sociedade em um momento tão importante para a retomada cultural do país. 

Sobre o Ars Nova
O Ars Nova-Coral da UFMG  representa a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de 61 anos. Fundado em 1959 e incorporado à UFMG em 1964, o coro realiza turnês no Brasil e no exterior, já tendo participado de festivais em vários países.

Entre os prêmios recebidos, destacam-se o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e o terceiro lugar na categoria Coro Misto do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, na Espanha. Desde 2017, apresenta, em dezembro, o Banquete de Vozes do Natal, com sucesso de público e crítica.

Durante o isolamento social motivado pela pandemia, o Ars Nova criou formas de seguir atuando, mesmo à distância. Para tanto, criou uma série de apresentações virtuais, denominadas coros virtuais, que somam mais de 16 mil visualizações no canal do Youtube do Ars Nova. Em 2020, o Coral lançou um Concurso de Composição para premiar uma obra coral autoral e inédita, produzida para o ambiente online.

Agora, com o projeto em andamento e com a consciência de que a atuação remota não substitui o prazer do encontro, o Ars Nova retoma sua atuação e o compromisso de oferecer uma experiência musical de canto coral a um público cada vez maior e mais diverso. Para saber da programação e acompanhar o trabalho do Coral, siga o Ars Nova no Instagram.

Com informações e imagens retiradas do site do Ars Nova.

Crédito da imagem: Tayane Bragança  

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Relacionados